Denominação histórica do 22º B Log Amv
Origem do 22° Batalhão Logístico Aeromóvel:
O 22ª Batalhão Logístico Aeromóvel tem suas origens na 2ª Companhia Leve de Manutenção, criada pelo Decreto nº 9.162, de 11 de abril de 1946, com sede inicial no Aquartelamento Duque de Caxias, na cidade de Osasco, no estado de São Paulo. Nasceu com a missão de proporcionar a manutenção nas Unidades Militares da área, subordinadas ao antigo II Exército.
Em 1947, apenas um ano depois de sua criação, a então organização de manutenção embrionária teve a sua sede transferida para o bairro de Presidente Altino, também na cidade de Osasco, São Paulo, devido à necessidade de ampliação de suas instalações.
Em 1962, atendendo a necessidade de acompanhar a estruturação da cadeia de manutenção do Exército, a 2ª Companhia Leve de Manutenção recebeu o efetivo do Pelotão de Transportes da 2ª Companhia de Intendência, criado pela Portaria Reservada nº 185, de 17 de dezembro de 1957, e que até então estava adido à 2ª Companhia Depósito de Subsistência, atual 21º D Sup, situado na cidade de São Paulo, devido à necessidade de possuir maior mobilidade operacional orgânica a fim de melhor cumprir suas missões.
Somente em 1972, ainda na condição de Companhia, teve sua sede transferida para a cidade de Barueri, São Paulo, onde lhe foram concedidas instalações mais amplas e modernas, mais condizentes com a sua importância logística regional, passando a receber encargos mais importantes e de maior responsabilidade, além daquelas que já desempenhava.
Finalmente, em 28 de dezembro de 1972, através da Portaria Ministerial Reservada Nr 62, a 2ª Companhia Leve de Manutenção é extinta, e transformada no 22º Batalhão Logístico, com a finalidade de atender a novas e mais complexas exigências do apoio logístico.
Assim, as bases de sustentação da cadeia de manutenção na Grande São Paulo haviam sido lançadas, e coube ao 22º B Log a nobre missão de seguir esse desígnio, conforme está contido em sua canção " Apoiar é servir".
Por ocasião de sua criação, o 22º Batalhão Logístico era constituído por quatro Subunidades: Companhia de Comando e Serviço, Companhia de Saúde, Companhia de Intendência e Companhia de Material Bélico.
Em 1º de janeiro de 1987, o 22º Batalhão Logístico passa a integrar a 12ª Brigada de Infantaria Motorizada, atual 12ª Brigada de Infantaria leve (Aeromóvel), com sede em Caçapava-SP.
O 22º Batalhão Logístico, posteriormente, teve seu nome alterado pelo Portaria Ministerial Reservada Nr 27, de 19 de junho de 1995, para 22º Batalhão Logístico Leve, mantendo sua sede na cidade de Barueri, São Paulo, onde encontra-se instalada desde 1972.
Sendo subordinado à 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o 22º Batalhão Logístico Leve cumpre as seguintes missões:
-
prestar o apoio de manutenção de 3º escalão de material bélico (motomecanização e armamento), de comunicações e eletrônica, de saúde, de transporte e de evacuação;
-
estocar e distribuir, como depósito regional, itens de suprimento Classe IX, Classe III (lubrificantes) e Classe V (armamento);
-
realizar visitas e inspeções técnicas;
-
prestar apoio direto às Organizações Militares (OM), apoiadas; e efetuar o transporte de suprimento Classe I (gêneros alimentícios) às OM da 12ª Bda Inf L (Amv) quando em operações.
A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), a qual o 22º Batalhão Logístico Leve pertence, é denominada Brigada FORNOVO DI TARO, pelos feitos de suas tropas que, entre 1943 e 1945, integraram a Força Expedicionária Brasileira no Teatro de Operações da Itália, no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial. Essa Grande Unidade é subordinada ao Comando Militar do Sudeste e à 2ª Divisão de Exército, localizados na cidade de São Paulo, e vinculada para fins de planejamento, preparo e emprego ao Comando de Operações Terrestres (COTer), situado em Brasília. É uma das Forças de Emprego Estratégico (FEE) do Exército Brasileiro, o que a torna apta a atuar com rapidez em qualquer parte do território nacional, em cumprimento às atribuições constitucionais previstas no Art. 142 da Constituição Federal Brasileira.
Redes Sociais